A Nossa História

Nos anos 70, Londrina já despontava como um importante centro médico do sul do Brasil, com a criação da primeira escola de medicina do interior. Com isto chegaram à cidade importantes nomes da medicina nacional, como Dr. José Carlos Pereja, Dr. João Amorim Filho (in memoriam), Dr. Jose Manella Neto, se unindo ao Dr. Dalton Fonseca Paranaguá (in memoriam), eminente cirurgião do aparelho digestivo aqui da cidade para fundar a Gastroclinica de Londrina em 1974.

A mais importante contribuição destes fundadores foi a concepção de estudos contínuos e o acompanhamento de todas as evoluções tecnológicas e de pesquisas que a gastroenterologia sofreu nestes últimos anos.

Foi desta forma que, na época, jovens médicos da equipe, como o Dr. Issamu Onishi e Dr. Flair José Carrilho, ampliaram seus conhecimentos no Japão e Espanha, nas áreas de endoscopia digestiva alta, radiologia e hepatologia respectivamente, para depois retornar e aplicar seus novos conhecimentos e aperfeiçoamentos na cidade, nos hospitais: Universitário, Instituto do Câncer de Londrina e Santa Casa de Londrina.

Forças maiores fizeram com que os Drs. Pareja, Amorim e Flair deixassem a cidade no inicio dos anos 80, porém novos médicos passaram a compor o corpo societário da Gastroclínica Londrina, Dr. Milton Ogawa em 1983, Dr. Ricardo Kaoru Nakamura em 1988 e Dr. Sergio Augusto Hirata em 1991.

Cumprindo seu compromisso original, a Gastroclínica investe constantemente em aprimoramento pessoal e tecnológico. Em 1985, a equipe trouxe para a cidade de Londrina a primeira torre de vídeo endoscopia digestiva alta e baixa, passando a desenvolver o diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo de uma maneira mais eficaz e segura. Além disso, ampliou suas atividades didáticas com cursos de endoscopia digestiva, diagnóstica e terapêutica para médicos da região.

Em 1991 foi adquirido o primeiro aparelho de videolaparoscopia cirúrgica, sendo realizada a primeira colecistectomia por vídeo da cidade. Após essa guinada, os procedimentos laparoscópicos se estenderam para as demais cirurgias do aparelho digestivo.

Os médicos da Gastroclínica atuaram ativamente no desenvolvimento inicial das cirurgias laparoscópicas nas cirurgias das especializadas em pediatria, ginecologia e urologia.

Em 1998 iniciou o desenvolvimento das cirurgias bariátricas com a composição da equipe multidisciplinar. Atualmente, a Gastroclínica consolida-se como um importante centro de tratamento da obesidade com a realização de mais de 4.000 procedimentos bariátricos.