A Síndrome do Intestino Irritável

27 de Abril de 2018

A Síndrome do Intestino Irritável
É um distúrbio gastrointestinal que acomete de 10 a 20% da população adulta, principalmente, as mulheres. Os principais sintomas deste problema funcional do intestino grosso e delgado são: dor abdominal, cólicas, diarreia e ou prisão de ventre ( ou ambos os sintomas), náuseas e má digestão. As causas do distúrbio são multifatoriais e engloba a genética, o histórico familiar, traumas emocionais ( como abuso sexual, traumas e perdas), dentre outros. Segundo Clóvis Kuwahara, médico gastroenterologista da Equipe do Hospital Gastroclínica e professor no curso de medicina da PUC, o diagnóstico mal feito deste distúrbio é um problema sério e que tem prejudicado o tratamento adequado do problema. O especialista explica que o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável é realizado através de um exame clínico bem-feito, exames complementares ( exames de fezes, colonoscopia, endoscopia e ultrassom), e após a exclusão de doenças importantes do aparelho digestivo. “ A Síndrome do Intestino Irritável é um problema funcional que tem acarretado muito sofrimento aos pacientes. O que temos constatado em nosso dia a dia são diagnósticos mal realizados em que o paciente acaba sendo tratado de forma inadequada”, explica Clovis Kuwahara.
A perda da qualidade de vida é uma das principais consequências do paciente que tem Síndrome do Intestino Irritável. “ Este paciente acaba deixando de realizar atividades diárias simples que contribuem para o seu bem estar e deixam de conviver socialmente com seus familiares e amigos por causa deste distúrbio “, salienta o médico. 
O tratamento da Síndrome do Intestino Irritável deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar. “ Após identificarmos as causas que desencadearam o problema, trabalhamos com medicamentos que ajudam na motilidade ( capacidade de se mover) do intestino, no tratamento da dor e com suporte psicológico. 
Uma alimentação rica em fibras e hábitos de vida saudável ( pratica de atividade física regularmente) ajudam no tratamento e na prevenção da Síndrome do Intestino Irritável.

  • COMPARTILHAR

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

Exames

Cirurgia

AGENDE A SUA CONSULTA

43 3372.0055