O hospital Gastroclínica de Londrina é pioneiro no uso da terapia Stretta no tratamento de Refluxo Gastroesofágico

25 de Janeiro de 2019

A equipe médica do Hospital Gastroclínica de Londrina é a primeira no interior do estado do Paraná a realizar a TERAPIA STRETTA, um procedimento médico que utiliza a radiofrequência para tratamento do refluxo gastroesofágico (DRGE). O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (24/01) pelo médico endoscopista Leonardo Oba, com o auxilio do doutor Cezar Sato e demais membros da equipe do hospital. O paciente foi um bancário de 57 anos que tem um refluxo importante, mesmo já tendo realizado duas cirurgias para tratamento de hérnia de hiato.

O procedimento, realizado por endoscopia, durou aproximadamente 45 minutos e o paciente recebeu anestesia geral. A energia da radiofrequência irá estimular o crescimento do músculo ao longo do tempo, reduzindo os episódios de refluxo. Segundo o médico Leonardo Oba, o paciente sentirá a melhora após três meses, quando ocorre a retirada toda da medicação sintomática.
O refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas da DRGE.

No Stretta é utilizada uma sonda com agulhas que emitem radiofrequência no músculo entre o estômago e o esôfago. É um procedimento não cirúrgico, ambulatorial que trata a causa subjacente da DRGE - um músculo fraco entre o estômago e o esôfago. Este tratamento tem reduzido significativamente os sintomas do refluxo, eliminando ou reduzindo a ingestão de medicamentos que controlam a liberação de ácidos, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.
A terapia Stretta foi tema de diversos estudos, incluindo um acompanhamento de até 10 anos, e recebeu a recomendação da Sociedade de Cirurgiões Gastroentestinais e Endoscópicos Americanos (SAGE – Society of American Gastroentestinal and Endoscopic Surgeons). A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é a enfermidade com diagnóstico ambulatorial mais frequente nos Estados Unidos.

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

AGENDE A SUA CONSULTA