Tratamento para Hérnia Inguinal

01 de Fevereiro de 2016

Tratamento para Hérnia Inguinal
A hérnia inguinal é o tipo mais comum de hérnia abdominal, correspondendo a 75% dos casos da doença. Portadores da doença costumam relatar um abaulamento debaixo da pele, na região da virilha, e que traz muita dor.

A hérnia é o resultado do deslocamento de algum órgão ou víscera, em geral o intestino, que invade um espaço por conta de um enfraquecimento do tecido que protege os órgãos. A doença é assintomática. 

O diagnóstico é feito durante uma consulta com especialista, mas em alguns casos é necessário realizar um exame de imagem. O tratamento é cirúrgico e pode serfeito por videolaparoscopia, pois traz benefícios no pós-operatório.  Pacientes que optam tratar a hérnia dessa forma tem uma redução de 50% no tempo de recuperação, em relação à cirurgia aberta.

Procedimento
Uma tela é colocada no local da hérnia, fazendo com que a alça do intestino que se deslocou volte ao local de origem e não avance novamente para aquele espaço. 

As técnicas do procedimento evoluíram. O grampo de fixação da tela é absorvível e realizar o tratamento por vídeo diminui o risco de infecção, pois não há contato da ferida operatória com o ar ambiente.

Causas
Há diferentes causas para a hérnia inguinal como problemas congênitos, estar associado a exercícios físicos em excesso e, no caso das mulheres, à gestação, que deixa a parede abdominal mais fragilizada. A doença é mais comum em homens.

A hérnia pode ser unilateral ou bilateral, ou seja, atingir um ou dois lados da virilha. Dependendo do grau, nos homens, pode atingir os testículos. Quando o volume do órgão deslocado é grande e o anel herniário é estreito, a doença se torna perigosa, pois o órgão que se deslocou (no caso o intestino), pode ficar preso e obstruído. Nesses casos o paciente começa a sentir dores abdominais e dificuldade de evacuar. O procedimento mais indicado passa a ser a cirurgia.

  • COMPARTILHAR

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

Exames

Cirurgia

AGENDE A SUA CONSULTA

43 3372.0055