Tratamento para Refluxo

01 de Fevereiro de 2016

Tratamento para Refluxo
A doença do refluxo é mais comum do que se imagina, atingindo mais de 10% da população adulta. Aquela dor e queimação no estômago, combinadas à sensação de que a comida “volta” persistem em te incomodar? Saiba que há tratamentos; veja quais são.

Como saber se tenho refluxo?
O diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico é feito com base nos seguintes exames:endoscopia, pHmetria e manometria. 

A endoscopia é indicada pois examina tanto o esôfago quanto o estômago e busca anomalias no trato digestório. A técnica da pHmetria por sua vez, realiza a medição do pH (acidez) do esôfago durante 24 horas por meio de uma pequena sonda introduzida no nariz. Já a manometria mede a pressão da musculatura da região esôfago-gástrica, que como um anti-refluxo; quando há fraqueza na musculatura, o paciente apresenta predisposição ao refluxo.

Alguns pacientes precisam realizar tratamento clínico, na forma de medicação, ou tratamento cirúrgico, pela videolaparoscopia.

O que é?
A doença acontece porque o esfíncter, mecanismo responsável por controlar a passagem do alimento do esôfago para o estômago, fica frouxo. Isso faz com que o conteúdo gástrico (que é ácido) volte para o esôfago. Como a mucosa do esôfago não está preparada para receber um conteúdo tão ácido, ocorre a sensação de queimação relatada pelos pacientes.

Causas
Não se tem uma única causa definida para o aparecimento da doença, mas um fator predisponente é a hérnia de hiato. Ela ocorre quando uma porção do estômago sobre e migra acima do diafragma para a região torácica.

Cuidados
Quem sofre da doença não pode deixar que ela evolua, pois quando não é tratado, o refluxo pode trazer complicações. O esôfago inflama tanto que pode até levar à formação de úlcera no esôfago. 

Adotar hábitos alimentares saudáveis é o primeiro passo para controlar o refluxo. Evitar comidas gordurosas, café, refrigerantes e álcool é uma alternativa. Perder peso e diminuir o número de cigarros consumidos no dia também são atitudes importantes. Se mesmo realizando todas essas recomendações o refluxo continuar, a cirurgia passa a ser a melhor opção.

Tratamento
O procedimento é realizado por videolaparoscopia e na maioria dos casos o paciente necessita apenas de um dia de internação. 

Os benefícios vem logo após a cirurgia. No pós operatório o paciente fica 10 dias com uma dieta mais restrita e depois desse período já começa a se alimentar normalmente, sem sentir os transtornos do refluxo. 


  • COMPARTILHAR

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

Exames

Cirurgia

AGENDE A SUA CONSULTA

43 3372.0055