TRATAMENTO CIRURGICO PARA HEMORRÓIDAS

Tratamento Cirurgico Para Hemorróidas

As veias hemorroidais são veias responsáveis por proteger o canal anal. Quando isso não ocorre de forma adequada, surgem inflamações e dores, podendo levar ao sangramento.

A alimentação inadequada e o uso de força para evacuar podem piorar o mal, mas a predisposição genética é o fator mais importante. 

Botox Anal

O botox anal é mais indicado para casos de fissura anal, que é um pequeno rasgo na pele ao redor do ânus, causada durante a passagem de fezes duras. Tais rasgões causam dor e, quando não tratados, podem se transformar em problemas crônicos.

Um tratamento alternativo à cirurgia é a aplicação de botox. O botox leva a um quadro de relaxamento do músculo do ânus (esfíncter anal interno), aumentando o fluxo sanguíneo e por consequência auxiliando na cicatrização.

A aplicação não necessita de internação e o quadro de dor desaparece em até 48 horas. A fissura leva de 4 a 8 semanas para cicatrizar.

Ligadura

É um tratamento que busca eliminar as hemorroidas sem a necessidade de cirurgia. Basicamente, a técnica consiste em estrangular o mamilo hemorroidário por anéis elásticos através do anuscópio. O objetivo é necrosar o tecido, fazendo com que ele caia e seja eliminado pelo ânus.

A ligadura consiste na aspiração de plexos hemorroidários internos para o interior de um aparelho de ligadura. Em seguida, um anel elástico é disparado na base da hemorróida, estrangulando-a, cortando a circulação do sangue e provocando uma necrose e após 5 ou 7 dias, a queda da hemorróida.

Para a eficácia da técnica, são necessárias de 1 a 3 aplicações com intervalo mínimo de 4 semanas.

PPH

Apesar do receio que muitas pessoas tem da cirurgia, já existem técnicas que solucionam o problema sem dor. Um dos procedimentos mais indicados é o Procedimento Prolapso Hemorroidário (PPH), o qual funciona como uma espécie de grampeador que corta e sutura uma área que está a 4cm de ânus. O procedimento corta o vaso que irriga a hemorróida e, como consequência, ela murcha.

O benefício dessa cirurgia é que ela é feita internamente, fazendo com que o paciente possa voltar à vida normal no dia seguinte à operação.