Hemorroida é uma doença muito comum e deve ter tratada

Para a maioria das pessoas não é fácil falar sobre um problema muito comum que são as hemorroidas, mas para nós médicos é uma doença que tratamos com muita frequência em nosso consultório. O paciente com hemorroida deve deixar a vergonha de lado e procurar um médico para tratar da doença o quanto antes. A hemorroida é a dilatação de vasos sanguíneos presentes no ânus. Ela pode provoca desconforto, devido ao aumento de volume na região, coceira, dor e até sangramentos.

As hemorroidas são divididas em internas, quando ocorrem apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto, e externas, quando aparecem na abertura anal, projetando-se para fora do ânus (prolapso hemorroidário).

Em alguns casos, quando não é tratada, a hemorroida pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.
Prevenção e tratamento

É importante não ficar longos períodos no vaso sanitário, pois isto pode aumentar o risco de aparecimento de hemorroidas. As posições corporais que exerçam pressão no abdômen e, consequentemente, no ânus elevam o risco de dilatar as veias dessa região, causando as hemorroidas. Isso pode ocorrer em pessoas obstipadas (prisão de ventre), que forçam para defecar, ou nas gestantes (o peso do feto na barriga pressiona a região abdominal). Outro cuidado importante é sobre o uso de papel higiênico que não é eficiente para a higienização anal e, ao ser usado repetidamente, pode esfolar e traumatizar a região. A melhor indicação para todas as pessoas, tendo ou não a doença, é fazer a higienização com água e sabão.

O diagnóstico da hemorroida é realizado com avaliação clínica dos sintomas, e em alguns casos com a realização de exames de imagens.
O tratamento da doença hemorroidária pode ser feito com mudanças nos hábitos alimentares, aumentando a ingestão de fibras e líquidos para melhorar o fluxo intestinal; pomadas lubrificantes e anestésicas; medicamentos; e cirurgias para a retirada das hemorroidas. O tempo de tratamento varia de uma pessoa para outra, conforme a reação do organismo e a gravidade da doença.

Existe um procedimento ambulatorial para o tratamento das hemorroidas internas, conhecido por ligadura elástica endoscópica. Essa técnica consiste na aplicação, por via endoscópica, de um elástico na região acima dos mamilos hemorroidários (área menos sensível para dor), interrompendo o fluxo sanguíneo e causando a necrose desse tecido. Desta forma, as hemorroidas caem e os tecidos do ânus se regeneram, sem a necessidade de cirurgia e internação. Em outros casos, somente a cirurgia resolverá o problema.

Dr. Ricardo Nakamura
Cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo