Tratamento cirúrgico Hérnia
Hérnias: A hérnia ocorre quando parte de um órgão (normalmente alças do intestino delgado) se desloca através de um orifício (anel herniário) e invade um espaço indevido (saco herniário). O deslocamento ocorre devido ao enfraquecimento do tecido protetor dos órgãos internos do abdome. Tal enfraquecimento pode estar associado a problemas congênitos ou esforços em demasia.
A complicação da hérnia ocorre quando é grande o volume do órgão deslocado ou quando o anel herniário é estreito, dificultando sua locomoção. Quando essas situações acontecem, há um estrangulamento herniário e, por conseqüência, uma torção nas alças intestinais, a qual pode provocar a obstrução intestinal. Os sintomas desse estágio são cólicas abdominais e dificuldade de eliminar gases e fezes.
As hérnias mais freqüentes são:
Epigástrica: Esse tipo de hérnia ocorre na linha média do abdome (linha Alba), entre o umbigo e o tórax. O surgimento da hérnia se dá pelo afastamento dos músculos retos abdominais e saída do tecido adiposo.
A hérnia epigástrica pode causar dor no abdome e não se cura espontaneamente, sendo necessária intervenção cirúrgica para reparar a região abdominal enfraquecida.
Incisional
Incisional: Como o nome sugere, a hérnia incisional é causada após uma incisão cirúrgica no abdome, sendo resultado de cicatrização inadequada.
Assim como todas as hérnias, a incisional ocorre devido a uma fraqueza da parte abdominal (musculatura) no local de uma cirurgia prévia. Alguns fatores aumentam a pressão da musculatura, entre eles sobrepeso e obesidade, tabagismo e esforço físico intenso.
O paciente costuma sentir um abaulamento na região da cicatriz que representa o conteúdo abdominal se manifestando pelo buraco na parede abdominal.
O tratamento varia do tamanho que se encontra a hérnia, sendo possíveis alternativas uma sutura simples na parede abdominal ou colocação de rede por videolaparoscopia.
Inguinal
Inguinal: Ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias. Ela é subdividida em dois tipos:
Hérnia inguinal direta: ocorre quando há um afrouxamento, uma degeneração da musculatura e o extravasamento se dá por um oportunismo. Costumam ocorrer em pessoas mais velhas ou àqueles que se submetem a exercícios físicos.
Hérnia inguinal indireta: o conteúdo abdominal passa para a bolsa escrotal por um ponto frágil, o anel herniário. Se dá devido a uma falha congênita, sendo mais presente em jovens.
Os sintomas dos dois tipos de hérnia inguinal são dor na região abdominal e a sensação de haver um caroço na região da virilha. O tratamento é cirúrgico, pela colocação de tela sintética no defeito do canal inguinal.