RETOSSIGMOIDOSCOPIA

Retossigmoidoscopia

É um exame que diagnostica doenças da porção final do intestino grosso (reto e sigmóide) e ânus. Serve também para avaliar a mucosa do reto, verificar a presença de câncer retal e pólipos intestinais.

Assim como nos outros exames, o instrumento utilizado é um tubo flexível com cerca de um metro de comprimento e com mini-câmera na extremidade.

Por meio do exame, podem-se identificar patologias como hemorróida, fissuras e fístulas, até doenças inflamatórias e crônicas.

PREPAROS

Abaixo temos os arquivos em formato PDF com os procedimentos. Por favor baixe os arquivos e imprima para ter as informações sempre a mão.
Preparo de Retossigmoidoscopia (Período da Manhã)
Preparo de Retossigmoidoscopia (Período da Tarde)

Quando o exame é solicitado:

Se o paciente apresentar os seguintes sintomas:
Dor ao evacuar
Secreções anormais (muco ou pus)
Dor retal
Diarreia crônica
Alteração no ritmo das evacuações
Perda espontânea das fezes

Como é feita a retossigmoidoscopia:

O paciente fica deitado do lado esquerdo e o médico realiza um toque retal com o dedo lubrificado com xilocaína, um anestésico local. Após o toque o fibroscópio é introduzido pelo ânus até o sigmóide. Durante esse trajeto são tiradas fotos e podem ser realizadas biópsias do tecido.

O exame é rápido – dura em média 10 minutos – e o desconforto é mínimo, com sensação de cólica por alguns instantes. A aplicação de sedativo não é obrigatória.

Requisitos para realização do exame: Não é necessário jejum nem alterar a alimentação antes do exame. A única recomendação é que seja feita uma lavagem intestinal pelo próprio paciente para uma melhor visualização do reto.

Olá, você tem alguma dúvida?