As consultas de Nutrição que precedem a colocação do balão, incluem a obtenção da história clínica e a avaliação do estado nutricional individuais, as quais servem como ponto de partida para o processo de reestruturação dos hábitos alimentares, fundamental ao sucesso terapêutico.
Esta reestruturação inclui, habitualmente, orientações no que respeita às escolhas alimentares preferenciais, à adequação das porções dos alimentos selecionados, à necessidade de adaptar uma mastigação adequada e ao fraccionamento da ingesta alimentar ao longo do dia.
As consultas prévias à colocação de balão visam ainda o esclarecimento das características particulares das dietas a adapitação, após o referido procedimento. Após a colocação do balão propõem-se otimizar a adesão dos indivíduos às quatro fases da dieta protocoladas (dieta líquida, semi pastosa, pastosa e geral), que através do reforço da sua importância quer, sobretudo, através da sua personalização (às rotinas individuais, a eventuais de cada paciente).
O objetivo fundamental é induzir um déficit calórico suficiente para conduzir à redução ponderal de peso corpóreo, sem prejudicar outras variáveis do estado nutricional. Todos os pacientes fazem suplementação com um multivitamínico/mineral nos primeiros 2-3 meses após a intervenção, podendo ainda ser considerado o recurso a produtos modulares (proteínas, vitaminas e minerais), visando atingir as necessidades nutricionais individuais mínimas.
A manutenção do peso após a retirada do balão determina também o sucesso do procedimento, visto que a nutricionista trabalha com a reeducação alimentar, estado ansiolítico, compulsão alimentar, hábitos restritos, rotinas, dentre outros. O paciente obtém a mudança e estende para família e todos que convivem a sua volta.
A nutricionista Mariana Nantes frisa ainda que, o que vai determinar o sucesso é a postura e aceitação do paciente. Uma vez que ocorra de fato
tais mudanças e adesão das orientações nutricionais, com assiduidade nas consultas não tem como não dar errado. É sucesso garantido e resultados esperado tanto pela equipe (médico, nutricionista e psicólogo), quanto para o paciente.