“Setembro Verde” destaca o mês de conscientização sobre o câncer colorretal, que pode acometer o intestino grosso e também o reto. Várias ações em rede social fazem alerta para a prevenção da doença, que na semana passada vitimou o diretor e ator Chadwick Boseman, que estrelou o Rei T’Challa no filme “Pantera Negra”. Ele tinha 43 anos e lutou contra o câncer colorettal durante quatro anos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que esse é o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil.
A prevenção continua sendo a principal aliada na luta contra o câncer colorretal. A Gastroclínica ressalta que uma alimentação rica em fibras (frutas, verduras, legumes, cereais integrais e sementes) e a prática de exercícios físicos regulares ajudam na prevenção da doença. Deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e carnes processadas, aconselha-se a comer carne vermelha de forma moderada.
A obesidade e o tabagismo também são fatores de risco! Importante ressaltar que os tumores podem ser detectados precocemente através dos exames que são: sangue oculto nas fezes e colonoscopia. O diagnóstico final é dado através da colonoscopia com biópsia.
A Gastroclínica, aliada do bem estar de todos, reforça a necessidade da realização de exames preventivos que podem salvar vidas. Não subestime, não adie, não relaxe. Sabe-se que esse tipo de câncer é altamente curável quando há um diagnóstico precoce, daí a importância de se manter os exames em dia. Seguimos todos juntos no combate e prevenção do câncer colorretal. A saúde é o nosso bem maior e deve ser prioridade!