30/10 – Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 15 milhões de brasileiros são acometidos por essa categoria de doenças
As Doenças Reumáticas, popularmente conhecidas por REUMATISMO representam um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos, ossos e eventualmente vasos sanguíneos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.
Segundo explicações da médica reumatologista , dra Cacilda Rosa Mikiko Kondo Nakamura, existem mais de uma centena de doenças reumáticas. Entre as patologias artrite reumatoide , artrite psoriática, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anciliosante e outras patologias que acometem a coluna vertebral. Osteporose, gota, osteartrose e vasculites, que são doenças mais raras.
Os principais Sintomas:
Dores nas articulações, principalmente por mais de quatro semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade para movimentar as articulações ao acordar; dores ao esticar os braços sobre a cabeça; dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.
O cuidado e o manejo das doenças reumáticas inclui tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos).
O médico reumatologista é o especialista que identificará qual tipo de doença reumática o paciente possui. A dra Cacilda Nakamura, do Corpo Clinico do Hospital Gastroclínica. é formada pela Universidade Federal do Paraná, possui residência medica na Santa Casa de São Paulo e Mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Londrina , onde atuou como docente das disciplinas de reumatologia por muitos anos.