“A doença obesidade Tem tratamento” foi O Tema Da Palestra da psicóloga Graziele Pellizzetti e da nutricionista Mariana Rocha

No último dia 11 de outubro foi o Dia de Combate à Obesidade através de várias ações em todo o país, visando a conscientização da população para esse problema tão grave e que compromete a vida e a saúde das pessoas. Segundo o IBGE, o Brasil tem 27 milhões de obesos.

O Hospital Gastroclínica, de Londrina, tem desenvolvido uma série de ações para conscientizar e alertar as pessoas sobre a importância da prevenção e do tratamento da obesidade. No último dia 13, foi realizada uma palestra gratuita denominada “A DOENÇA OBESIDADE TEM TRATAMENTO”, com a psicóloga Graziele Bueno Pellizzetti e a nutricionista Mariana Nantes Rocha. 

Segundo a psicóloga Grazielle Pellizzetti, as dificuldades emocionais podem impedir o seguimento das orientações nutricionais, seguimento de cardápios e regras necessárias para o emagrecimento e uma vida saudável. Ela explicou que o acompanhamento psicológico pode auxiliar no desenvolvimento de comportamentos mais adequados para o engajamento do indivíduo na reeducação alimentar. “É imprescindível desenvolver autocontrole, mudar algumas regras de incapacidade, criar metas reais e valorizar as evoluções. O foco deve ser no processo e desenvolvimento de comportamentos mais funcionais para que os resultados sejam alcançados”, salientou ela.

Já a nutricionista Mariana Nantes Rocha abordou os aspectos como sobrepeso e obesidade, bem como as comorbidades adquiridas. A especialista explicou também sobre síndrome metabólica, os sinais e sintomas, a avaliação nutricional, as estratégias nutricionais e reeducação alimentar, dentre outros. Mariana Rocha enfatizou sobre a importância da conscientização da população adotar metas para uma melhor qualidade de vida, bem como manter uma alimentação saudável associada a prática regular de atividade física.