O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens (na faixa entre os 20 e os 65 anos). O aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço é o maior sintoma e que desperta o alerta para buscar um especialista.

Importante ressaltar que a tireóide é uma glândula constituída por dois lobos, o esquerdo e o direito, ligados por um istmo e que assumem o formato de uma borboleta de asas abertas, de um escudo ou da letra H.

Fundamentais para o metabolismo, esses hormônios tireoideanos têm uma papel importante. A quantidade que a glândula produz é regulada pela hipófise, glândula situada no cérebro que fabrica o TSH, o hormônio estimulador da tireoide.

A Gastroclinica Londrina, sempre comprometida com a prevenção, enfatiza que, diante de uma suspeita, a pessoa deve buscar o médico para exames que vão detectar o tipo de tumor e determinar o tratamento.

Em geral o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico (tireoidectomia total ou parcial) e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Por isso, estar atento é importante. O câncer de tireóide é tratável e são altos os índices de cura. É de suma importância o acompanhamento médico porque o diagnóstico precoce salva vidas!