Estamos em maio! E não devemos esquecer que neste mês acontece o “Maio Roxo” que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa, também conhecidas como DII- Doenças Inflamatórias Intestinais.
A Gastroclínica ressalta a importância da conscientização, porque quando essas lesões encontram-se em estágio grave e avançado, podem se transformar em úlceras e levar o paciente a internação ou cirurgia. Como é o caso da doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Na Retocolite Ulcerativa, a parte que sofre alterações é o cólon, o maior segmento do intestino grosso. Na doença de Crohn, a inflamação pode ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus.

Ambas doenças têm sintomas, que aparentemente são simples como: diarreia, dores abdominais e dores de estômago. Por isso, diante desses sintomas, não se deve adiar a visita ao gastroenterologista. Quando mais cedo as doenças forem identificadas, mais cedo serão tratadas e o paciente voltará a ter melhor qualidade de vida. Saúde é o que temos de mais importante na vida!