IDENTIFICAÇÃO CORRETA DOS PACIENTES
O Hospital Gastroclínica de Londrina adota procedimentos para aumentar a segurança dos pacientes. São as Metas Internacionais de Segurança do Paciente como a Identificação do paciente. Este processo é importante para prevenção de erros e complicações decorrentes da entrega de procedimentos, resultados de exames, medicação, dentre outros, ao paciente errado.

COMUNICAÇÃO EFETIVA
Um processo de comunicação efetivo é fundamental para a segurança do paciente. Desta forma consegue-se evitar que as informações sobre o paciente se percam ou sejam trocadas. Uma comunicação eficiente com códigos padronizados de diagnósticos, procedimentos, símbolos e abreviaturas melhora a efetividade e facilita a comunicação entre os profissionais de saúde. A Gastroclínica de Londrina possui uma padronização de comunicação visando diminuir erros em potenciais.

USO DE MEDICAMENTOS
Fazer o uso adequado e seguro de medicamentos é essencial para a segurança do paciente, evitando erros de prescrição e administração da medicação.  O trabalho do farmacêutico no ambiente hospitalar é fundamental para aumentar a segurança na utilização de medicamentos, reduzindo a ocorrência de eventos adversos no uso dos medicamentos.

CIRURGIA SEGURA
Assegurar que todas as cirurgias são feitas em locais de intervenção correto, com procedimento correto e paciente correto determinam a realização de uma cirurgia cercada de todos os cuidados necessários. Tudo isso é o resultado de estudos e práticas para a diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente. Cirurgias realizadas em locais errados, com alta taxa de mortalidade e profilaxia com antibiótico em momento inadequado comprometem a segurança do paciente.  Uma cirurgia segura –  e consequentemente a segurança do paciente – envolve ações promovidas pelas instituições de saúde e ensino para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário.  Com o avanço das tecnologias da medicina é necessário ter muito cuidado para que as cirurgias tenham um checklist. E todas sejam feitas de maneira menos invasiva e com maior eficácia.

REDUÇÃO DO RISCO DE INFECÇÕES ASSOCIADAS AOS CUIDADOS EM SAÚDE.
A meta tem como objetivo promover a prevenção e o controle de infecções no hospital através da correta higienização das mãos, que é a medida primária essencial de prevenção. Deve-se também ensinar e incentivar os profissionais com a realização de cursos, cartazes, lembretes espalhados pelo hospital e campanhas adotadas para que a higienização seja feita de maneira assertiva. As orientações devem se estender dos pacientes aos familiares e profissionais do setor de limpeza do local. Outras medidas de suma importância: monitorar o uso de antibióticos, implementar medidas para prevenção de infecção de corrente sanguínea pelo correto manuseio de cateteres venosos e utilizar corretamente os isolamentos. Vale ressaltar que o Hospital Gastroclínica, através do CCIH, realiza para o corpo clínico, colaboradores, pacientes e acompanhantes, várias campanhas, sendo uma das principais, a conscientização da higienização das mãos e do uso do álcool gel.

PREVENÇÃO DE DANOS DECORRENTES DE QUEDAS
Muitas quedas no ambiente hospitalar resultam em danos e lesões aos pacientes. Por isso, todos devem ser avaliados quanto ao seu risco de queda e identificados de acordo. Assim, as medidas apropriadas serão tomadas para a prevenção. A clínica deve, sempre que possível, oferecer estrutura física e mobiliário, incluindo salas e banheiros que não aumentem o risco de queda. Deve-se evitar o uso de tapetes e fazer uma sinalização visual para identificação de problemas.  E no caso de maior risco de queda é necessário que se elimine obstáculos no chão e que tenha a presença constante de acompanhante. Também é necessário o ajuste de medicamentos que causam tontura ou fraqueza