O que é câncer de próstata?
Câncer de próstata é o tumor maligno que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais freqüente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença que tem incidência com o envelhecimento (idade), por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Fica o alerta que mesmo sem sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames anuais preventivos (exame de toque e PSA), a partir dos 50 anos de idade.

A doença é confirmada com biópsia da próstata, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista (Urologista).

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Entretanto, em alguns casos pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Por isso, a campanha do Novembro Azul existe para informar, esclarecer e conscientizar os homens sobre a doença. O câncer de próstata quando realizado detecção precoce, ou seja, diagnóstico da doença no início, as chances de cura podem a chegar a 90% com os protocolos atuais de Cirurgia e Radioterapia.

Dr. João Correia: Médico urologista