O médico Ricardo Nakamura Salienta a importância da prevenção da obesidade para não provocar e agravar outras doenças.

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 18,9% da população brasileira acima de 18 anos das capitais brasileiras é obesa. Embora o aumento do sobrepeso e da obesidade tenha se dado em todas as faixas etárias e em todas as regiões do País na última década, os jovens foram os mais afetados. O número de obesos de 18 a 24 anos mais que dobrou em 11 anos e alcança os 9%. Além disso, um terço das pessoas nessa faixa etária está com sobrepeso.

A obesidade é causada por fatores genéticos, sedentarismo e maus hábitos alimentares. Segundo o IBGE, o Brasil tem 27 milhões de obesos. “A obesidade provoca e agrava algumas doenças como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, depressão, problemas no fígado, nas articulações, dentre outros”, explica o explica o médico Ricardo NaKamura, cirurgião do aparelho digestivo e um dos especialistas do Hospital Gastroclínica no tratamento do obeso, que conta também com o trabalho de uma equipe multidisciplinar ( psicóloga , nutricionista) no tratamento deste paciente.

O Indicie de Massa Corporea (IMC) é uma maneira rápida para identificar se a pessoa esta com o peso ideal. O IMC corresponde a um padrão para avaliar os riscos relacionados com a insuficiência ou o excesso de peso.
• Obesidade moderada para um IMC entre 30 e 35
• Obesidade grave para um IMC entre 35 e 40
• Obesidade mórbida para um IMC superior a 40
Segundo o cirurgião Ricardo Nakamura a cirurgia é recomendada para pacientes com IMC acima de 40, e também em alguns casos com IMC 35 quando existe comorbidade associada. “A comorbidade é a existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa. Existem doenças e condições que são consideradas comorbidades da obesidade, como por exemplo: diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, entre outras”, explica ele. 
O especialista salienta que o ideal é a prevenção da obesidade através de uma vida saudável, com uma alimentação rica em fibras e nutrientes e a prática regular de atividade física.