PROCEDIMENTO BIÓPSIA HEPÁTICA ​

Como é feito o procedimento?

A biópsia hepática é feita com agulha guiada por ultrassom, um procedimento simples e seguro. É realizada anestesia local e usado sedativo endovenoso para melhor conforto do paciente.

Após a biópsia, o paciente deve permanecer na clínica, por até três horas e na ausência de complicações, o paciente é liberado para sua residência após esse período.

Podem existir algumas complicações, que são extremamente raras, sendo elas o sangramento após biópsia ou perfuração de algum órgão adjacente ao fígado. Caso se suspeite de complicações, o paciente poderá ser transferido a um hospital de retaguarda

As indicações

São inúmeras as indicações. Normalmente o médico solicita para avaliar doenças hepáticas, que levam a inflamação no fígado. Algumas vezes, essas doenças não são evidentes em exames laboratoriais, ou podem estar gerando duvidas diagnósticas para o médico. Dessa forma, solicita a biópsia hepática para chegar a alguma conclusão diagnóstica.

Tenho o pedido médico, como faço para agendar?

Este exame é realizado somente com solicitação médica. A partir do momento que o paciente tem o pedido médico, pode ser feito o agendamento na Gastroclínica. Será conversado com médico que realiza o procedimento (Dr. Luciano Freiberger) que orientará trazer exames anteriores e exames de sangue como o coagulograma recente (até 15 dias antes do procedimento).

Tomo medicações contínuas, quais podem aumentar o risco de sangramento?

Alguns medicamentos podem alterar a coagulação, dessa forma orienta-se no uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®) e outros antiagregantes plaquetários (Plavix®) a suspensão por sete dias antes do exame. Já a necessidade de suspensão de outras medicações anticoagulantes (Marevan®, Heparina, Clexane®, Ginkobiloba®) e outras medicações será avaliada caso a caso. Convém ressaltar que a interrupção de qualquer medicamento tem de contar com a orientação e o consentimento, escrito ou verbal, do médico que solicitou a biópsia.

Obs: Caso o paciente esteja com alguma infecção, febre ou hipertensão descontrolada, o procedimento será cancelado e remarcado para uma data oportuna.

Olá, você tem alguma dúvida?