Em dezembro sempre participamos de muitas confraternizações com os amigos da empresa, além das tradicionais festas de Natal e Reveillon. O que fazer para não passar mal com tanta comida e bebida? A palavra é “moderação”!!! Devemos ser moderados e não exagerar seja comendo ou bebendo. O ano está acabando e nem por isso vamos jogar tudo para o alto, afinal há um novo ano nos esperando.

Em relação ao consumo das bebidas é importante saber que os fermentados como a cerveja e o vinho distendem mais o estômago e reduzem sua capacidade. Já os destilados como o uísque e a vodca, por exemplo,
irritam o estômago. O ideal é que não se beba em jejum. Comer algo antes de beber pode ser benéfico para amenizar a ação da bebida sobre o estômago e também para o efeito de absorção do álcool.

Em relação aos alimentos salientamos que as frituras e carnes mais gordas deixam a digestão mais lenta, podendo causar enjoo e distensão abdominal. Nas refeições realizadas em altas horas da noite, como nas ceias de Natal e Reveillon, proteínas de origem animal (carnes em geral) tem a tendência a “pesarem” mais no estômago, diferente dos carboidratos que se esvaziam mais rapidamente. As verduras e frutas são muito bem-vindas nessa situação, pois ajudam no processo digestivo como um todo, podendo ser consumidos sem receio.


Então, o importante para curtir a festa de forma saudável é beber somente o suficiente para ficar descontraído (ou seja, não exagere! Não vale a pena!); use e abuse de vegetais; carboidratos estão liberados; proteína animal deve ser consumido com moderação; alimentos gordurosos: tentar evitar. Outra dica importante: mantenha-se bem hidratado, tomando água sempre que possível! E faça caminhadas leves durante esses dias, pois isso beneficia a velocidade de digestão (além de ajudar a queimar algumas calorias!).
Boas festas!
Dr. Clóvis Massato Kuwahara-médico gastroenterologista e endoscopista