O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Muito conhecido na área da Cardiologia, atualmente ganha bastante importância na Gastroenterologia.
O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
Segundo o Instituto Nacional (INCA), a doença é tratável e, em alguns casos curável ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
O médico dr. Leonardo Oba, endoscopista e diretor Clinico Clínico do Hospital Gastroclínica de Londrina, esclarece algumas dúvidas frequentes e responde alguns questionamentos dos pacientes:
Quando a pessoa deve fazer um check-up Gastrointestinal?
A maioria das pessoas deve iniciar seus exames aos 50 anos. Porém, quem tem familiar próximo com história de câncer gastrointestinal deve iniciar mais cedo, aos 40 anos, ou com idade 10 anos a menos que o familiar tinha na época do diagnóstico da doença. Por exemplo, se minha mãe teve câncer de intestino aos 47 anos, eu devo iniciar o rastreio com 37 anos.
Que tipo de exames são realizados?
Os exames mais indicados são a Endoscopia Digestiva Alta, a Colonoscopia e a Ultrassonografia de Abdome. Em casos específicos podem ser realizados a Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes, a Retossigmoidoscopia Flexível ou alguns marcadores tumorais (exames de sangue), a critério do médico. Porém os exames endoscópicos são essenciais para detecção precoce de lesões malignas ou pré-malignas.
Ainda existe preconceito em realizar um exame como a colonoscopia. Poderia esclarecer sobre esse procedimento e qual sua importância?
A colonoscopia é um exame endoscópico do intestino grosso. O paciente deve realizar um preparo com dieta e medicações via oral, horas antes. Durante todo o exame é realizada a sedação endovenosa, de modo que o paciente dorme profundamente do início ao fim. A maioria dos cânceres de cólon se inicia de uma lesão benigna e pequena. Nesta fase é possível prevenir a doença retirando essas lesões via colonoscopia.