A endoscopia é um exame que avalia os órgãos do sistema digestivo, extremamente eficaz, que detecta doenças como gastrite, refluxo e câncer (em estágio inicial ou avançado), além de outras. Muitas doenças são tratadas e curadas após o exame, que por se tratar de um procedimento invasivo, é recomendado apenas quando há necessidade de investigação de alguma doença ou em atendimento de urgência. Importante ressaltar que é essencial a endoscopia ser realizada por médico treinado, com aparelhos de alta qualidade, com técnicas adequadas. O doutor e médico Clóvis Massato Kuwahara – especialista em Gastroenterologista e em Endoscopia Digestiva – do Hospital Gastroclínica de Londrina, tirou algumas dúvidas sobre o procedimento.
1- O que é endoscopia?
A endoscopia é um exame que avalia a mucosa da parte superior do trato gastrintestinal, no caso o esôfago, estômago e duodeno.
2- Quais doenças podem ser detectadas com a endoscopia?
Podem ser detectadas inflamações como esofagite, gastrite, duodenite, além de úlceras e tumores nesses órgãos.
3- Como é realizado o exame?
É realizado através de um tubo flexível de diâmetro menor que 1 centímetro, que tem um tipo de câmera na extremidade por onde é feita a visualização. Tudo isso é feito com sedação, o paciente dorme durante o exame.
4- Quais são os cuidados para antes da realização dos exames?
É necessário um jejum de 8 a 12 horas. Alguns medicamentos devem ser interrompidos antes do exame, mas isso depende de caso a caso.
5- O que é refluxo gastresofágicos?
É uma doença onde há o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, causando sintomas como azia, queimação, tosse e sensação de retorno do alimento (regurgitação).
6- Existe algum exame específico?
O diagnóstico pode ser feito pela própria história clínica, complementado pela endoscopia e/ou pHmetria.
7- Como é feito o tratamento?
A maioria dos casos é tratado com medicações que reduzem a acidez do estômago, mudanças de hábitos alimentares, mas alguns casos necessitam até cirurgia.
8- Como sei que tenho refluxo?
Isso acontece quando há sintomas como azia e queimação, que passam a interferir na rotina do dia a dia.
9- O que é Phmetria? Para que serve?
Serve para avaliar se há refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Confirma com alto nível de certeza se há doença do refluxo gastresofágicos.
10- Como é feito o exame de Phmetria?
É feito através da inserção de uma sonda finíssima através do nariz, que tem um sensor de ácido na extremidade e está ligado a um aparelho externo que mede a acidez no esôfago por um período de 24 horas.
11- O que é manometria esofágica e Phmetria prolongada?
Manometria é um exame onde é avaliado o funcionamento do esôfago e da válvula que fica entre o estômago e esôfago, conhecido como cardia. É inserido uma sonda através do nariz até o esôfago. Essa ainda tem sensores em seu corpo que captam o movimento do esôfago e através de um software é analisado pelo computador. A pHmetria prolongada é uma pHmetria de duração de 48 horas.