Câncer de Tireóide – a importância do diagnóstico precoce

O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens (na faixa entre os 20 e os 65 anos). O aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço é o maior sintoma e que desperta o alerta para buscar um especialista.

Importante ressaltar que a tireóide é uma glândula constituída por dois lobos, o esquerdo e o direito, ligados por um istmo e que assumem o formato de uma borboleta de asas abertas, de um escudo ou da letra H.

Fundamentais para o metabolismo, esses hormônios tireoideanos têm uma papel importante. A quantidade que a glândula produz é regulada pela hipófise, glândula situada no cérebro que fabrica o TSH, o hormônio estimulador da tireoide.

A Gastroclinica Londrina, sempre comprometida com a prevenção, enfatiza que, diante de uma suspeita, a pessoa deve buscar o médico para exames que vão detectar o tipo de tumor e determinar o tratamento.

Em geral o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico (tireoidectomia total ou parcial) e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Por isso, estar atento é importante. O câncer de tireóide é tratável e são altos os índices de cura. É de suma importância o acompanhamento médico porque o diagnóstico precoce salva vidas!

10 de Maio – a importância para a conscientização sobre o lúpus e a atenção para pessoa com lúpus

O Dia Mundial do Lúpus, 10 de maio, é muito importante para a conscientização sobre o lúpus e a atenção para pessoa com lúpus. Trata-se de uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja, o sistema imunológico não consegue diferenciar os agentes nocivos (vírus, bactérias, germes) dos tecidos saudáveis do corpo, criando auto anticorpos que atacam e destroem o tecido saudável. Vale ressaltar que não há um tratamento único para todos os casos. O tratamento deve ser individualizado, analisando as alterações encontradas em cada paciente.

A Gastroclinica Londrina une-se ao alerta que serve para debater acerca da necessidade de melhoria nos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento precoces, além de intensificar a discussão de estudos científicos sobre a sua real frequência, suas causas, tratamento.

Maio Roxo: um alerta para a conscientização das doenças inflamatórias intestinais

Estamos em maio! E não devemos esquecer que neste mês acontece o “Maio Roxo” que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa, também conhecidas como DII- Doenças Inflamatórias Intestinais.
A Gastroclínica ressalta a importância da conscientização, porque quando essas lesões encontram-se em estágio grave e avançado, podem se transformar em úlceras e levar o paciente a internação ou cirurgia. Como é o caso da doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Na Retocolite Ulcerativa, a parte que sofre alterações é o cólon, o maior segmento do intestino grosso. Na doença de Crohn, a inflamação pode ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus.

Ambas doenças têm sintomas, que aparentemente são simples como: diarreia, dores abdominais e dores de estômago. Por isso, diante desses sintomas, não se deve adiar a visita ao gastroenterologista. Quando mais cedo as doenças forem identificadas, mais cedo serão tratadas e o paciente voltará a ter melhor qualidade de vida. Saúde é o que temos de mais importante na vida!